"Em época recente, a fotografia tornou-se um passatempo quase tão difundido quanto o sexo e a dança — o que significa que, como toda forma de arte de massa, a fotografia não é praticada pela maioria das pessoas como uma arte. É sobretudo um rito social, uma proteção contra a ansiedade e um instrumento de poder". — Susan Sontag. "Na caverna de Platão", in: Sobre a fotografia


Uma questão central da fotografia é o fato de que ela sempre vai ter, em sua essência, um componente popular, cotidiano. A mais elevada arte fotográfica que seja — de um Cartier-Bresson, de um Irving Penn, de um Walker Evans — sempre terá que lidar esse espectro da não-arte. O caso Vivian Maier é paradigmático (ver o documentário Finding Vivian Maier): uma mulher "comum" — babá, empregada e tal —, aparentemente sem maiores referências de alta fotografia, sem jamais mostrar suas fotos para ninguém, sem grande consciência do valor artístico das suas fotos, acaba por ser uma fotógrafa extraordinária...


Uma série que trabalha, com certa ironia e mas também com certo fascínio, os usos sociais da fotografia, são os Autoportraits do Martin Parr. O livro tem 57 retratos de  Parr tirados por fotógrafos de estúdio, de rua ou em cabines fotográficas ao redor do mundo. Ele ia descobrindo, em suas viagens, essas pessoas, usos, serviços, e foi acumulando tais fotos em uma série cujo resultado é paradigmático. O portfólio resultante mostra uma grande variedade de técnicas de retrato que vão de sets elaborados, reminiscentes das épocas de ouro do fotógrafo vitoriano, ao retoque, pintagem manual e manipulação digital. (Mais sobre a série: https://youtu.be/hdkCpnwPK2M?t=592)





A partir daí, como inventar imagens de moda?

Algumas referências que encontrei do @awewave:


Pensei em também alternarmos com fundo branco:


Mas eu ainda trabalharia muito mais com a questão das manipulações cafonas e dos fundos bregas, da má qualidade, dos usos cotidianos (tipo em um calendário, em um cartão de boas festas, em um postal da cidade). No fim, organizaria um editorial mais ou menos à la Johnny Dufort:

www.managementartists.com/photography-motion/johnny-dufort/portfolio/another-33/5a85bf21-1e8c-40a7-bb95-3557ac110005

www.managementartists.com/photography-motion/johnny-dufort/portfolio/dazed-90/5a1c4950-2b20-4843-a5e5-25b4ac110004